Discussões tributárias envolvendo planejamento patrimonial e sucessório e investimentos no exterior sempre existiram, mas poucas vezes no volume e abrangência vistos nos últimos tempos. Tudo causado por diversas propostas de reforma legislativa e medidas provisórias, além de algumas decisões judiciais, que vêm alterando os possíveis cenários envolvendo tributação de investimentos no exterior e a formação ou manutenção de estruturas societárias tipicamente utilizadas para organização patrimonial e planejamento sucessório. Nessa edição da nossa newsletter, analisamos os aspectos mais relevantes desses assuntos, abrangendo tributação sobre renda, sucessão, doações e transmissão de bens imóveis.
Executivo retoma proposta de alteração do IR cobrado em investimentos de pessoas físicas no exterior, após MP original perder eficácia. Comentamos as principais inovações do PL 4.173/23 em relação à MP.
Leia maisO agravamento da tributação dos fundos fechados é prioridade do governo na busca por equilíbrio fiscal. Contribuintes devem se preparar para as mudanças, pensar em alternativas e eventualmente contestar algumas ilegalidades.
Leia maisA reforma tributária aprovada na Câmara aumentará o custo e a abrangência do ITCMD. Contribuintes terão tempo para ajustar planejamentos, mas devem considerar também reflexos sobre outros tributos relevantes nesse contexto.
Leia maisHá duas controvérsias atuais e relevantes entre contribuintes e municípios sobre a imunidade de ITBI na integralização de imóveis ao capital social de pessoas jurídicas, assunto que comentamos nesse texto.
Leia maisTransmitir imóveis para holdings é forma eficiente de organizar patrimônio, planejar sucessão e economizar tributos. Analisamos neste artigo como esse cenário poderá mudar caso seja aprovada a reforma tributária do consumo.
Leia mais